19Jun.

O que é a quinoa? Contamos-lhe todas as suas características

O que é a quinoa? Contamos-lhe todas as suas características

Certamente que em alguma ocasião já terá ouvido falar da quinoa, um alimento que até pouco era consumido por muito poucas pessoas, mas que actualmente entrou na casa de muitos consumidores. Um superalimento que entrou na dieta das pessoas que aderiram à vida saudável.

A Bonduelle quer falar-lhe deste alimento e de todas as suas características para que não tenha de perguntar mais vezes o que é a quinoa. Tome nota!

Origem e características da quinoa 

Para sabermos o que é a quinoa começamos por saber de onde vem. Na origem este alimento que, embora tecnicamente seja uma semente, é na verdade um pseudo-cereal próprio dos Incas que o consideravam um alimento com propriedades medicinais cujo significado na língua de origem, a língua quéchua, era “grão-mãe”.

A quinoa é um alimento que até há pouco tempo não era muito conhecido, mas que nos últimos anos se tem tornado um alimento quase indispensável, a ponto de o ano de 2013 ter sido nomeado pela FAO como o Ano Internacional da Quinoa. Mas a que se deve este sucesso? Deve-se ao facto de se ter dado a conhecer um super-alimento. A quinoa é um alimento ideal tanto para crianças como para pessoas que querem emagrecer, para grávidas ou para desportistas. É quase impossível encontrar algum defeito neste alimento.

A quinoa é o único alimento de origem vegetal que conta com aminoácidos essenciais, vitaminas e oligoelementos e, para além disso, tem também a propriedade de se poder adaptar a diferentes ambientes ecológicos e climas, tanto temperaturas extremas como climas húmidos, o que faz com que seja muito tido em conta pela FAO como um aliado na luta contra a fome.

Tipos de Quinoa

quinoa tipos pt 

Existem diferentes tipos de quinoa e cada um deles tem características diferentes:

1. Quinoa branca

Normalmente é a que se costuma usar na maioria dos pratos que comemos. Destaca-se por possuir mais fibra do que, por exemplo, a sua outra variante, a quinoa vermelha, pelo que é muito favorável para todos aqueles que sofram problemas de intestinos. Se também estiver a pensar seguir uma vida saudável, tem uma grande qualidade: é rica em proteínas, pelo que ajuda a fortalecer a musculatura!

2. Quinoa preta

É possivelmente a mais recente, pois é um híbrido entre a semente de quinoa e a de espinafre. Conserva a característica crocante dos restantes tipos de quinoa. Embora a sua característica principal seja o facto de conter lítio, o que ajuda a regular o stresse, não só tem esta grande característica como conta também com propriedades anti-inflamatórias.

3. Quinoa vermelha

Contém os nove aminoácidos essenciais que uma alimentação correcta deve conter; uma pequena quantidade desta quinoa contém parte da quantidade recomendada para o consumo diário que é de 46 gramas para as mulheres e 56 gramas para os homens.

Contém também ácido fólico, que é uma vitamina fundamental para produzir novas células. Se precisar de ferro na sua alimentação, a quinoa vermelha é uma grande aliada, uma vez que o tipo de ferro que se encontra nos alimentos vegetais como a quinoa é absorvido ainda melhor quando consumido com outros alimentos como os brócolos.

Para que tipo de pessoas se recomenda a quinoa? 

A quinoa é um alimento recomendado para todos devido às suas múltiplas qualidades mas particularmente para:

- Pessoas diabéticas 

Dado que tem um baixo índice glicémico, pelo que pode fazer parte da alimentação de um diabético.

- Pessoas desportistas 

Este alimento tão completo contém proteínas e potássio, magnésio, cálcio, fósforo, etc.

- Pessoas vegetarianas 

Sem dúvida, um dos alimentos fundamentais numa alimentação vegetariana devido ao seu elevado teor de proteínas e às suas qualidades nutricionais que fazem dele uma opção como substituto da carne.

- Pessoas celíacas 

É um dos alimentos mais recomendados para celíacos devido ao facto de não conter glúten e ter outras qualidades que fazem dela uma melhor opção em comparação com outros cereais.

Por tudo isto, a quinoa tornou-se num dos alimentos protagonistas do nosso tempo!