20Abr.

Jantares para crianças: Truques para tornar os seus jantares mais divertidos

Jantares para crianças: Truques para tornar os seus jantares mais divertidos

Todos sabemos que, por vezes, fazer o jantar para os mais novos pode ser esgotante. Sem dúvida, a última coisa que apetece quando chegamos a casa após um longo dia é ter de insistir com os mais pequenos para acabarem o jantar.

Principalmente se não gostam muito de comer, se se aborrecem ou se fazer com que comam de maneira saudável se transforma num drama, a hora de jantar pode ser um autêntico pesadelo.

Muitas pessoas perguntam-se: o que posso fazer para mudar isso de modo a que miúdos e graúdos possam saborear calmamente o jantar? Às vezes, a resposta a esta pergunta é muito mais simples do que parece.

Trata-se simplesmente de não o tornar numa obrigação mas sim num divertimento. É por isso que lhe vamos dar uma série de recomendações e truques fáceis, que acreditamos que irão ajudar a transformar os jantares em momentos divertidos e agradáveis para toda a família.

1. Faça-os participar:

As crianças são curiosas por natureza. Se as incentivar a ajudar a elaborar pratos simples e coloridos que atraiam a sua atenção, como uma salada de espinafres, tomate, queijo fresco, beterraba e milho Bonduelle, não só irá fazer com que se divirtam mas também com que se sintam muito orgulhosas do seu trabalho, ocasião perfeita para as incentivar a jantá-lo.

Este truque pode fazer com que, da próxima, sejam elas a ter a iniciativa de ajudar novamente a fazer o jantar!

 

Leao legumes

2. Mostre-lhes um jantar com aspecto apelativo:

Em ocasiões, abusamos de pratos simples de mais para o jantar tais como os croquetes ou as omeletes que não são nada de especial. Isto pode mudar se pusermos um pouco de imaginação nos pratos que cozinhamos e lhes dermos uma forma divertida.

Pode fazer um desenho com a própria comida, como por exemplo um leão de massa com um focinho de legumes, uma cara de ervilhas Bonduelle ou adaptar pratos que conheçam de uma forma menos saudável e transformá-los numa receita saudável com legumes, como por exemplo panquecas de cenoura.

3. Sistema de recompensas:

Prepare um jogo no qual, cada vez que quiserem provar um sabor novo ou que acabarem o jantar, sejam recompensados com uma pontuação de autocolantes. Quando atingirem a pontuação final, premeie-os com um programa que adorem. Um bom programa é preferível a comida rápida ou gomas, pois isto poderia transmitir-lhes uma mensagem errada.

4. Alimente-se de forma saudável:

É importante dar o exemplo com os nossos actos, uma vez que os mais novos de casa são muito observadores e tendem a imitar os comportamentos que vêem à sua volta. Se o virem a ter uma alimentação saudável e a desfrutar dela, o mais certo é que o vejam como algo positivo e também eles queiram seguir o exemplo.

Os jantares saudáveis são sem dúvida uma boa oportunidade para cozinhar alimentos ricos em fibras ou vitaminas para toda a família, portanto não os deixe escapar!

5. Mostre-lhes de onde vem aquilo que comem:

Sem dúvida que a partir desta iniciativa pode surgir um dia muito divertido. É uma ocasião perfeita para ir ao campo e mostrar-lhes como é que aquilo que mais tarde irão comer num jantar saudável cresce nas hortas. A sua curiosidade nata irá certamente levá-los a fazerem imensas perguntas que pode usar para os incentivar a verificarem algumas delas à volta da mesa.

jardim legumes

6. Use pratos e talheres divertidos:

Pode recorrer àqueles talheres ou chávenas que mudam de cor conforme a temperatura. Estes não só podem ajudar as crianças a entreterem-se e a irem jantando quase sem dar por isso como também podem servir para começarem a jantar com alguma autonomia, distinguindo quando podem provar ou não o jantar em função da temperatura.

Fazer um jantar saudável e não um jantar rápido é importante para toda a família, não só porque é benéfico para a saúde mas também porque nos permite dormir melhor. Isto traduzir-se-á numa maior produção de hormonas que irá prevenir o envelhecimento das células.

Acreditamos que com estes truques e recomendações que demos não só irá cuidar da sua saúde como poderá igualmente desfrutar de momentos divertidos com todos os membros da sua família. Bon appétit!