1. >Blogue
  2. >Alimentos locais e da época

Alimentos locais e da época

Comer produtos da época é um compromisso ainda mais fácil de manter quando privilegiamos os produtores locais. Comprar com responsabilidade significa apoiar os produtores locais e adaptar a nossa alimentação ao meio ambiente, e não o contrário. No entanto, comer produtos locais exige algumas mudanças na nossa dieta e na forma como a gerimos. Continue a ler para saber mais sobre esta tendência que invade as economias locais.

Impacto do transporte

De acordo com o INRA (Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola de França), 17% das emissões de gases com efeito de estufa dos alimentos são geradas durante o transporte. Portanto, quando os consumidores optam por produtos locais, estes têm um impacto inegável. No entanto, o termo "local" pode significar coisas diferentes: refere-se à província? À região? A uma distância de 100 km? Ou simplesmente a produtos nacionais? Por trás do termo "local" existem muitas interpretações dependendo de onde se mora e quão dura é a estação do inverno, pois isso afeta a qualidade da fruta e dos legumes a que se tem acesso. Por outro lado, os produtos de climas tropicais como o chá, o café, as especiarias ou o chocolate são difíceis de consumir localmente e todos percorrem longas distâncias para chegar às nossas casas. Estes produtos são chamados de "excepções de Marco Polo". Nestes casos, opte por produtos que viajem de barco, embora também possa tentar encontrar opções locais. Por exemplo, beba infusões ou chás de ervas em vez de chá, chicória ou cevada torradas em vez de café. Desta forma, vai ampliar ainda mais o leque de possibilidades!

Outras rotas de distribuição

Se os supermercados compram aos fornecedores mais próximos, os produtores locais utilizam rotas mais curtas, reduzindo assim o número de intermediários. Isto pode concretizar-se em vendas diretas às próprias lojas, vendas a grupos de consumidores agro-ecológicos (como os AMAPs em França), aos mercados (com a certeza de que se negocia diretamente com o produtor, e não com um intermediário), ou para as lojas dos produtores. Todos ganham!

Uma vez por ano…

Comer apenas fruta e legumes da época requer saber como conservá-los fora da época para continuar a apreciá-los durante todo o ano. Quando a produção é especialmente abundante na época, aproveitamos para transformar maçãs em compotas, tomates em molho dentro de potes esterilizados e fruta madura em geleias. É o momento perfeito para cozinhá-los e mantê-los em potes ou congelá-los. Pergunte ao seu produtor local em que altura amadurecem os seus produtos. Quando os produtos locais estão na época, além de super frescos, estão na sua melhor qualidade e sabor, tornando-os ainda mais deliciosos. E a natureza é sábia! Pela mesma razão e para conservar os produtos no seu melhor momento, existem muitas fábricas de processamento de produtos enlatados ou congelados que estão localizadas perto das explorações agrícolas e dos produtores. Graças ao intenso trabalho durante as colheitas, podemos desfrutar destes produtos durante todo o ano.